top of page

Arqueologia em Contextos 

       de Violência

O tema da violência ocupa um lugar central nas agendas sociais e políticas contemporâneas, em geral, e nas Ciências Humanas e Sociais, em particular. Sempre atento ao seu entorno social e preocupado em estar ativamente envolvido com as comunidades, o curso de Bacharelado em Arqueologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na celebração do seu aniversário de 10 anos (2018), considerou importante discutir e problematizar múltiplas formas de violência. Estas discussões e problematizações devem incluir os discursos gerados no interior da Arqueologia que afetam a forma de compreender o fenômeno da violência e agem, muitas vezes, como convenientes instrumentos de violência.

Por outro lado, abordamos temas que incluem a prática arqueológica, perpassando estudos que abrangem temáticas da violência, além de violências presentes em determinas circunstâncias da prática arqueológica em si, por exemplo, na participação em projetos de licenciamento ambiental ou na desigualdade de gênero historicamente reproduzida em pesquisas desse campo científico.

Em conjunto com a IX Semana Acadêmica da Arqueologia, a comemoração de 10 anos do curso aconteceu entre os dias 5 e 9 de novembro 2018, no auditório João Rocha na Base Oceanográfica (IO), FURG - Campus Carreiros.

A abertura do evento pode ser assistida no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=gl2Mo0kfCpg

Agradecemos sua participação!
bottom of page